23/11/2009

Sem cera.


A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial.Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.Em alguns casos, chegava-se a distinguir um objeto – um colar, uma pulseira ou um dado -, que estivesse colocado no interior do vaso.Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:- Como é lindo !!! Parece até que não tem cera!!! “Sine cera ” queria dizer “sem cera”, uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana. Pense nas pessoas que usam desculpas para encobrir a culpa que sentem por determinado comportamento têm. Pensem na hipocrisia.
Quando você age conforme o que te vem na cabeça, e faz "o que te dá na telha" ou o que aumenta sua diversão, mesmo que temporária, a prerrogativa de decisão é tua.
Não invente desculpas para sentir o que sente, para querer o que quer ou para ser quem é, e ter as atitudes que tiver com os outros.
Somos todos filhos de Deus, mas não somos Deus. Ele é um ser superior dotado de ampla capacidade de discernimento, compaixão e sabedoria, e nós, somos Seus filhos, mas obviamente, de energia e alma inferior a Ele. Não podemos nos vestir de Deus, Ele não nos ensinou a julgar os semelhantes com diferenças, só porque as crenças reliogiosas são distintas.
É triste: o adulto que não quer mais levar o noivado adiante, mas por ausência de coragem, não é sincero com o par, e por trás dele, inventa todo o tipo de desculpas possíveis, colocando a culpa no outro, do fracasso, quando na realidade, não há fracasso algum, o que realmente existe, é que se descobriu não mais querer a pessoa como companheiro.
É triste, o adulto casado, que se envolve, com o adulto solteiro, solta seus desejos mais íntimos para ele, e depois por medo absurdo disto vir à tona, e estragar seu casamento perfeito de "n" anos, inventa a desculpa de que, o demônio está rondando sua vida, e que a pessoa pela qual se envolveu, mexe com forças ocultas que estariam visitando-o! (Eu pergunto, se, na hora de se expor intimamente a sós, não era ele quem estava lá, e se era "um ser do mal disfarçado de humano"!)
É triste, o amigo de infância, que recomeça contato com outro, troca idéias, pessoalmente, virtualmente, e por telefone, e depois fala para este amigo sem maiores explicações: "melhor conversamos só por email para não perdermos o contato!" Estamos no século da tecnologia, da sabedoria, da busca pelo eu maior, e estas coisas ainda acontecem.
É triste a hipocrisia: "não te amo, não consigo esquecer meu ex, não te quero mais, você é tacanho, jeca, não sabe se vestir, você é tédio, você não tem assunto, é lento, não me leva as alturas quando estamos sós, mas quando descubro que você meses depois, de não estar comigo saiu com uma amiga, eu me sinto "traída" por vocês (e o melhor de tudo é que quando você descobre você está namorando outro até!).
"Seremos amigos para sempre, você não é mulher para brincar", podíamos mesmo era ir no cinema - você ouve, e nunca mais, o autor destas palavras, te procura, aliás, te esnoba, a bem da verdade, e ai você descobre, que este homem ficou contigo e com mais três pessoas de seu convívio na mesma época. (A única diferença é que para elas ele não se declarou apaixonado.)
Desculpas e mais desculpas, que pessoas sem coragem para enxergar os próprios erros, os próprios percalços, colocam nos outros. Para se protegerem, é mais fácil se esconder do que assumir culpa pelos seus atos. Fale a real: "não tô afim de compromisso e nunca estive", "não te amo mais para casar", "não quero mais ser sua namorada, penso em outro", "não quero mais me envolver contigo, sou casado (a)", "não quero mais ser seu amigo por isto ou aquilo".
Assumir culpa é olhar para dentro de si, e voltar a se entender contigo mesmo. E isto realmente é algo grandioso, melhor do que encobrir, é ENCARAR de frente, a realidade, e trava auto-análises para ser uma pessoa melhor no planeta. Ainda que isto custe admitir que pegou pesado, que errou, que machuca o outro com sua atitude, e que principalmente, vai contra você mesmo.
É, quem só arruma desculpas o tempo todo para se justificar, para ser como é, na verdade está causando mal a si próprio.
E por mais que Deus exista (e existe mesmo!) há também o livre arbítrio. Dele, somos cúmplices, dele não nos separamos. E com ele, que agimos no planeta para nosso bem ou para nosso mal.
O importante é fazer uso dele, da forma mais consciente possível.
Quem ganha ou perde quando você fala ou não a verdade, é você mesmo.
Existem outros comportamentos e atitudes, que não caberiam aqui, que são dotados de transferência de culpa ou de desculpas. Pense nisto. Somos livres espiritualmente, para ser quem somos, quem escolhemos. Sem máscaras. Tire a sua. Não dói, nem tem contra-indicação.
É muito melhor para você.
Eu prefiro ser sem cera o maior tempo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário