16/08/2012

O que é conhecimento.

Presenciei recentemente, uma conversa sobre conhecimento, onde foi alegado que quem tem conhecimento e experiência, de certa forma não comete erros, mesmo tão pequenos!
Demonstrar conhecimento é muito mais do que mostrar títulos e diplomas reconhecidos legamente.
Demonstrar conhecimento é ser humilde suficiente para, se você errar, corrigir-se e antes, admitir.
Quem tem a capacidade realmente de aprendizado, sabe onde errou, e sabe consertar, a fim de que ao re-ensinar, transmita os fatos com veracidade e ética. É consciente.
Apontar o erro do próximo, é mais fácil do que corrigir um erro teu. Para apontar, basta estender a mão em direção de quem é o objeto do seu comentário, mas, para corrigir um erro teu, é necessário antes, conversar com seu ego. Muitas vezes, o superego continua a suplantar as atitudes do consciente de um indivíduo. E o "id" somente vem colaborar com isto. De forma que juntos, id, ego e superego, favorecem a mediocridade do ser e de seu comportamento...
Quem nunca cometeu erros, nunca avançou no conhecimento. Porém, no final das contas o que conta (ouvi dizer) é a técnica e não os erros!
Não estou certa de que para formar a técnica, o "expertise" de um profissional, os erros não influenciem.
Com os erros, aprendemos e melhoramos nosso conhecimento e transmissão, desde é claro, que admitemos sem sermos vaidosos.
Não adianta se vangloriar e se encher de poder de oratória, se a sua retórica é a mesma do que há vinte anos...o mundo muda, as pessoas mudam, e as opções e oportunidades estão sempre à tona, o planeta cria movimento sozinho. E se não mudarmos ou se não olharmos para o futuro, não saberemos o que fazer quando chegarmos lá. Isto é ter perspectiva, visão empreendedora.
Um dia destes, encontrei um trabalho profissional com erros de gramática. Revisei mas não consegui, evitar, que fosse enviado ao destinatário final, com a revisão, pois na ânsia de entregar, um superior direto meu, o remeteu, antes de conversarmos sobre isto.
Não me preocupei em mostrar algo aos superiores diretos sobre o assunto para demonstrar o quanto eu sou criteriosa em material enviado para um cliente. Mas me preocupei com a imagem que a empresa poderia ter passado ao cliente, diante destes equívocos redacionais.
Ao meu ver, os números tratados com eficiência são dotados de palavras que confirmam o mesmo e não o contrário. Mas novamente o ego tomou conta da situação e o fato em si não foi tido como aprendizado por quem produziu os erros...
O bom da estória é que, ao final das contas, não era eu,  a pessoa que assinava tal documento.
Tenho os erros para corrigir, mas tomo o cuidado de contê-los e reformular o meu aprendizado, para primeiro entender o que é certo, segundo, poder passar a informação certa e terceiro, enviar ao cliente o produto final correto. E procuro, sempre que posso, ensinar às pessoas a correção.
Não me faço de rogada quando sou corrigida por pessoas a minha volta, ao contrário, agradeço por terem tido a atenção de me mostrar onde errei. Pois é errando que se aprende. Mas claro, isto só vale para quem realmente tem humildade suficiente e maturidade profissional compatível com o tempo de "casa" ou ao menos, os anos que a certidão de nascimento aponta...
O que é aprender: reconhecer, distinguir o certo do errado, processar a informação, corrigir, e formar a opinião dotada de melhoria contínua. Ser consciente.
Ocultar os erros é o seu revés: é embutir no subconsciente algo que tocará para sempre na memória a atitude escusa.
Aprendi com um grande mestre, Antônio Lopes de Sá, que a verdadeira magnitude do ser humano, é ser consciente e ético em todas as nossas atitudes, inclusive, em admitir os erros.
Isto é o verdadeiro conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário