25/12/2009

O tempo.

O tempo todo, temos escolhas. Quem escolher ser majestade não tem como aprender a deixar de ser vitrine. Quem escolher ser celebridade não tem como escolher fugir de ser notícia. Quem escolher ser ele mesmo, não tem como se mascarar. Quem escolher o "ter" e o "mostrar que tem" não tem como "ser" de verdade. É rota sem retorno, você preferir a festa de gala ao invés de sua festa familiar. Desperdício de um tempo que jamais voltará, se dedicar a vida social, sem contudo, doar seu tempo à vida espiritual, de corpo e alma. Ter tempo para todos os flashes possíveis. Não ter tempo para ser voluntário em trabalho social.
Quem já viveu de limpador de chaminé, sabe qual é a jornada, para ser coroado rei de algum território, mas "só" quem já limpou mesmo, mesmo a chaminé.
A vitória é só de quem luta, desde cedo, pois uma herança não remete a esforço próprio, existirá sempre o terceiro, de onde veio a tua bonança, se esta não tiver sido conquistada com o suor do teu corpo. O mesmo suor que você ferve seu juvenil e belo corpo, enquanto todo mundo te sorri porque és afortunado, repleto de pessoas em volta e brilha, será o mesmo suor que sairá do teu corpo quando este estiver murcho, senil e quase sem vida, em uma cama de hospital, e você, sozinho, porque já não tem mais o "viço" social que alguns precisam para estar do teu lado.
É fácil abrir mão, de onde você dorme, porque tem outros amigos que te dão abrigo, é fácil abrir mão da companhia de seus ascendentes, porque tem outros eventos para frequentar.
Hoje, a vida gira em torno de você, de seu "status" social e de suas novidades aos olhos de muitos. E quando você não for mais novidade? E quando a festa acabar? E quando a vida continuar? Quem é que vai estar do teu lado, se precisar tomar sopa e não conseguir segurar colher sozinho por alguma razão? Se tiver enfermidade duradoura, quem te cuidará? Quem vai te dar ombro e colo para você chorar alguma perda ou algum fracasso? Não será quem monta o seu palco, no qual deslumbrantes passos você dá, ao som mais energizante do momento. Será aquela pessoa, que cantou para você dormir, que te enlaçou nos braços quando estava sem sono, e te embalou até você se aconchegar, a sua mãe...a mesma que fica sem dormir quando você está triste e percebe sempre o que se passa contigo, a mesma que chora na sua ausência, quando parte em busca, nem você sabe do que, sem nem a certeza que voltará.
Quem vai fazer curativos em suas dores quando você estiver mais maduro? Época, em que nem sempre você terá atenção, senão o pai que te protege, ainda que distante e em pensamento? Mesmo que, este seja aquele, que você acha ultrapassado, seja pelo o que ouve ou como se comporta contigo.
O tempo, preciosa areia fina que se esvaie entre nossos dedos. A vida passa muito rápido, se diz, quando é mais jovem, então aproveite tudo como se não tivesse amanhã. Mas por favor, antes de mais nada: aproveite TODOS como se estivessem com os dias de vida contados. Nunca se sabe, quando você vai perder presencialmente, a pessoa ou as pessoas mais importantes de sua vida: quem justamente te proporcionou viver.
Cresça e apareça: os seus ascendentes estarão sempre orando por você, mesmo sem você perceber ou valorizar isto.
O dilema está ai: só vai notar isto, quando tiver a mesma condição que eles: um filho, uma alma novilha que dependa de você. E que ele venha logo, e te desperte algo que ainda não tem.
Feliz Natal.

10/12/2009

Nocaute positivo.

Uma conversa honesta sem reservas, constituída de palavras verdadeiras pode mudar o rumo de muitas situações. Pode acalmar alguém, pode desfazer mal entendidos.
Uma conversa honesta pode ao invés de roubar momentos, trazê-los furtivamente à tona e colorir o teu dia.
Uma conversa, honesta, só acontece se o interlocutor for verdadeiro e o ouvinte também.
Honestidade só acontece se um dos dois der o primeiro passo, sem esperar vencedor. Se se contentarem com o empate.
Uma conversa honesta, só acontece: se quem disser estiver pronto para continuar o assunto, sem receios de "rounds" e bater de gongos.
Hoje tive uma pequena conversa honesta. Que me restaurou um pouco o brio, a fé.
Porque no fundo, eu sempre acredito no melhor das pessoas. E custava a crer no pior de você.
No fundo eu estava certa o tempo todo: você é e sempre foi uma pessoa muito honesta comigo.
Ponto para você campeão! Verdadeiro nocaute!
Por estas e outras, que tenho alguma inspiração...

08/12/2009

No seu ano novo...

Que neste ano novo, seu coração acalme e encontre a paz que sua alma precisa, que ao caminhar, traçe passos tão tranquilos quanto uma brisa, mas ao mesmo tempo, tão firmes quando um obelisco e que, enquanto caminhes, tenhas tempo de olhar ao redor e notar que não estás só.
Que se acaso tropeçar, a queda seja amortecida pela certeza de que, tens apoio de quem te preza, e que este é confortador. Se houver queda, que seja pequena, e esquecida, quando ver o quanto ainda tem pela frente.
Que na tua jornada lembre de tuas origens e dos sinceros amigos.
Que nas tuas paradas do trajeto, tenhas tempo de admirar o belo e puro que presenciar e quando tiver suas necessidade mais íntimas, estejas preparado para priorizá-las sabiamente, sem se perder no caminho e sem contudo, refutá-las.
Que ao dormir, dê graças pelos seus entes familiares, que diretamente são a causa do que tu és hoje.
Que ao acordar, vislumbre dias prósperos, lembre-se quem és e o que queres.
Que se dê oportunidade de contar comigo, sem reservas.